Como aumentar a taxa de participação nas suas pesquisas?




Uma das partes mais difíceis e necessárias de uma pesquisa é a captação de respostas e voluntários para fazer parte, por isso pensamos em algumas dicas que irão te ajudar a aumentar sua taxa de respostas e a captar mais pessoas dispostas a responder.

A dica de ouro já é logo no começo pra ninguém nunca esquecer: O primeiro contato é tudo. Sabe aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, esse é um dos momentos no qual ele é válido. O contato entre pesquisador e a possível captação deve ser feito com extremo cuidado e responsabilidade. Para isso acontecer, é necessário seguir alguns passos.

  1. Treine seus profissionais. O pesquisador deverá ser o guardião e defensor da pesquisa, para isso acontecer é necessário que ele conheça todos os aspectos da pesquisa, desde quais os problemas pretendem sanar e quais os propósitos a serem atingidos. A melhor forma disso ocorrer é treinando seus profissionais e criando certas padronizações, como o script, que deverá ser seguido em todo momento.
  2. Conheça quem está do outro lado. Durante a primeira conversa o pesquisador deverá tentar conhecer e entender ao máximo a possível captação: Quais são seus hobbies e suas necessidades? O que move seu mundo? Essas perguntas podem parecer bobas, mas no final, toda informação poderá auxiliar a conquistar mais uma pessoa.
  3. Crie afinidade com os participantes. Agora  que o pesquisador já conhece a realidade dos possíveis participantes, é mais fácil incluí-la na explicação de todo o processo da pesquisa. Busque apresentar a importância da pesquisa atrelando com o impacto que poderá trazer na vida dele ou de um familiar. O sentimento de pertencimento e de empatia chega quando o participante entende a influência positiva que pode ter na melhoria de vida de outras pessoas e principalmente, da dele. Portanto, lembre-se de trazer informações significativas que motivem esses sentimentos e o desejo de participar da coleta de dados.
  4. Ofereça benefícios válidos. Quando você conhece a realidade de alguém, descobre que sempre há com o que ajudar, então ofereça benefícios e experiências únicas, que permitam com que sua prospecção sinta-se especial e principalmente, que mostre que ela foi importante para esse processo. Um exemplo de como isso pode ser feito, é na hora da explicação sobre as etapas da pesquisa, inclua informações como “A pesquisa será realizada no local X e para você chegar com mais segurança, oferecemos alguns benefícios, como uma van que poderá te buscar em casa ou o dinheiro da passagem.”

Lembre-se que durante todas as etapas do processo, o básico é a comunicação, por isso busque trabalhar com empresas que garantam transparência durante todo o andamento da pesquisa. Com mais de 10 anos no mercado, a Confidence oferece todo apoio e garantia que você necessita.

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