Como realizar um projeto de coleta de dados de qualidade?




Descubra qual o melhor caminho para alcançar sucesso na sua pesquisa.

Existem diversas formas de obter dados de qualidade, mas será que todas as práticas que encontramos durante o percurso nos levam para este caminho? É necessário compreender todo o processo, para evitar gastos excessivos, dados indefensáveis e análises incertas. Para evitar desgastes, preparamos um pequeno guia que irá auxiliar na sua escolha de qual o melhor caminho para seguir:

Planeje-se

Quando trabalhamos com projetos de coleta de dados, planejar é o primeiro e o mais importante passo para o sucesso. Crie as etapas do processo e enumere todos os possíveis problemas no percurso, utilize ferramentas de gestão e teste os problemas, criando soluções antes de começar efetivamente a coleta. Qualquer mudança durante a execução da coleta pode implicar em elevação drástica nos custos do projeto, por isso invista tempo e energia para evitar problemas durante o projeto. Sistemas como o MS Projecte o Coggle podem ser extremamente úteis para desenhar seu projeto e testar as possibilidades de cada etapa

Faça a Gestão da Pesquisa

Desenvolver projetos requer sua atenção full time. Por isso, para entender e controlar os dados, é fundamental ter um sistema real time que te auxilie com o andamento de todas as etapas do processo. Acompanhe a checagem de dados de acordo com a ferramenta utilizada, algumas delas são imprescindíveis, como a gravação e até mesmo as coordenadas geográficas. Estar atento com o desenvolver da coleta, evita surpresas no orçamento e no andamento da pesquisa. Ferramentas como Power BI, Tableau, ou até mesmo o MS Excel são imprescindíveis para uma gestão estratégica. Outros sistemas que podem auxiliar bastante na gestão das atividades são o Trello e o Asana.

Utilize o Questionário Eletrônico

Trabalhar com questionário impresso já não faz parte da atualidade, por isso aposte em um questionário eletrônico. Apesar de ser considerado como trivial por alguns, ele auxilia em todas as etapas. É só no equipamento eletrônico que o profissional poderá acessar o formulário de coleta, além de anexar foto da residência do responsável, ou do local da entrevista, e a gravação completa, garantindo o controle de qualidade dos dados. Apenas em casos extraordinários de impossibilidade de utilização do equipamento eletrônico, deverá ser considerada a coleta em instrumento convencional impresso. Apesar das limitações, não subestime o Google Forms. Ele pode ser muito útil em projetos que não exigem a coleta off-line. Para o modo off-line, o Formstack é uma boa opção com um custo um pouco mais elevado.

Treine seus profissionais

Apesar de utilizar um formulário eletrônico, evite ao máximo o autopreenchimento e tenha sempre um time bem treinado e dedicado à coleta. Os entrevistadores são uma peça-chave na coleta dos dados, eles colocam na prática o que planejamos. Por isso, para alcançarmos nosso objetivo final, é necessário dedicar tempo e conhecimento num treinamento específico para eles. Começamos do básico, como se comportar em uma entrevista e ensinamos exatamente como a entrevista deve ser feita, com imparcialidade e neutralidade. É necessário que entrevistador saiba sobre o que ele está falando, quais são as perguntas que estão sendo feitas. E para isso, o treinamento é dividido em dois momentos: metodologia e logística, para que saia preparado para coletar todos os dados com qualidade e segurança. Busque sempre registrar os desafios encontrados em projetos similares já realizados para que as soluções possam ser repassadas no treinamento dos novos entrevistadores. Não deixe de fazer retreinamentos periódicos, além de fortalecer a metodologia os entrevistadores também podem compartilhar experiências produtivas que impactam na eficiência do projeto.

Aproxime-se do projeto

Trabalhamos com pessoas e para pessoas. É importante lembrar da humanização, do estar perto e acompanhar ao lado todo o processo. Sempre tente escutar todas as partes envolvidas e busque entender a essência do projeto, todos seus desafios e potenciais, definindo as etapas do processo e qual será o caminho escolhido para dar continuidade. Dessa forma, garantimos que o objetivo será realizado com qualidade e segurança.

Podemos dizer que essas são as boas práticas para um projeto de sucesso, mas ainda existem outros diferenciais que podem te levar a realização do seu objetivo. Se ainda ficou com dúvidas ou quer conversar com um especialista em superar desafios, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.

Posts Recentes

Conecte-se conosco

Diga oi